10 Vantagens do aço leve na construção

As primeiras construções datam de 10.000 anos atrás, desde então, os materiais usados para construir mudaram drasticamente. O Homem começou ter à sua disposição a pedra e a madeira para construir, com o passar dos anos foram surgindo novos materiais como o tijolo e o betão armado, que são relativamente novos tendo em conta todas as construções desde então, mas com o avanço dos grandes edifícios, e torres de habitação e escritórios o Aço Leve tem vindo a ganhar terreno importante apresentando muitas vantagens comparativamente ao betão.

Hoje em dia o aço leve é reconhecido pelas suas inúmeras vantagens.

Aço Leve na Construção Moderna

Veja de seguida as dez principais vantagens do aço leve e fique a conhecer como aplicar no seu próximo projeto de construção.

1. Fácil de trabalhar

O aço leve é facilmente ajustável a qualquer Arquitetura, tornando se flexível a alterações e ajustes de última hora em obra.
Graças ás ferramentas atualmente disponíveis os projetos em aço leve podem ser preparados ao milímetro, preparando a estrutura em fábrica ou em estaleiro central, reduzindo assim os tempos de produção, reduzindo a possibilidade de erro, desperdício de material e reduz ainda os custos globais da empreitada.
O erro de produção é reduzido uma vez que cada peça é produzida fora da obra, em ambiente controlado, em estaleiro ou armazém, com um controlo de qualidade difícil de comparar com outros métodos construtivos.

Aço Leve

2. Velocidade de construção

Este sistema construtivo em aço é produzido fora de obra, o que diminui o tempo de construção em obra, permite um controlo de qualidade superior á construção tradicional. Por fim, há menos variações no produto final das peças de construção, levando a menos quebras e desperdício.

No final das contas, haverá sempre menos tempo perdido no local, ajustando pormenores, ou modificando erros no projeto ou na construção, uma vez que todas essas questões já foram solucionadas na fase de projeto, e ensaiadas em estaleiro.

3. Forte e Leve

De entre qualquer material de construção do mercado, o aço apresenta a maior relação resistência/peso, esta relação traz benefícios quer ao nível do custo, mas também do conforto e satisfação com o produto final.

De fato, o aço pesa 60% menos que a madeira. Diminuir o peso do material de construção também facilita a construção da fundação para a estrutura.

4. Durabilidade e Segurança

O aço leve é muito mais durável do que outros materiais de construção. O aço galvanizado resiste à deterioração e à corrosão.

Ao contrário da madeira, o aço não se deforma, racha, incha, encolhe ou apodrece. Não é suscetível a mofo ou bolor. Se a estrutura estiver localizada em uma área húmida, o aço é a melhor opção. Isso não apenas melhora a segurança estrutural, mas também a saúde dos seus habitantes.
Mesmo em desastres naturais, o aço leve quando bem projetado e a estrutura bem executada, comporta se melhor do que outros materiais. Seja um evento sísmico ou vento, as estruturas de aço sobrevivem.

5. Facilidade de remodelação

As paredes em aço leve são geralmente são fáceis de remover, com importante significado um dia mais tarde quando for necessária uma remodelação interior, tornando-se um processo mais simples. Poderá trocar ou a disposição a qualquer momento.
A montagem da estrutura de aço em si é muito mais fácil do que uma estrutura de madeira. Como o aço é altamente personalizável, pode criar praticamente qualquer formato. Desde que as peças de suporte de carga não sejam removidas, quase qualquer parte da estrutura poderá ser alterada.

Aço Leve

6. Flexibilidade

A alta resistência em relação de peso permite vãos longos sem pilares, permitindo mais possibilidades de projeto. Com outros materiais de construção, custaria significativamente mais para alcançar o mesmo efeito.
Obviamente, como as peças de aço são fabricadas individualmente e de uma maneira mais precisa e específica, isso também ajuda no processo de design.

7. Custos materiais

Muitas das vantagens mencionadas anteriormente tornam o aço um material de construção mais económico, leve, durável, fácil de transportar e resistente. Não sendo necessário custos de ajustastes ou alterações no local, pois tudo é feito sob encomenda.

O aço leve é praticamente imune a flutuações drásticas da indústria. Como por exemplo a madeira devido à escassez, a madeira geralmente sofre aumentos acentuados de preços.

8. Amigo do Ambiente

Aço Leve

Como já foi dito, a natureza altamente precisa do processo de projeto e produção, leva a menos desperdício de material com benefícios para o meio ambiente.

Além disso, os materiais de aço são completamente recicláveis. De fato, a maioria dos materiais de construção em aço inclui aço reciclado. Isso não apenas reduz o impacto ambiental, mas também o custo.

9. Não combustível

Uma das melhores coisas sobre o aço leve é que ele não é combustível. Isso significa que não é tão suscetível a danos por incêndio.

Obviamente, o aço derrete a uma temperatura muito alta, mas ainda é considerado não combustível. Não acenderá e nada contribuirá para um incêndio. Se a estrutura estiver localizada em uma área de incêndio de alto risco, o aço é ideal.

10. Resistência

Os perfis de Aço Leve são produzidos a partir de chapas de aço com uma espessura muito fina, o que aliam à sua alta resistência devido à sua forma ao baixo peso. Desta forma, para além de se obter um melhor desempenho ao nível da segurança estrutural, permite-se tambem uma liberdade de Arquitetura e Design no Projeto.

Atualmente algumas seguradoras mais atentas já beneficiam este sistema construtivo considerado como “premium” devido à sua resistência e durabilidade, podendo se traduzir em melhores prémios de seguro.

Conheça hoje mesmo o Aço Leve.

O aço leve é um material de construção moderno que oferece muitos benefícios para empreiteiros, projetistas e proprietários. Esses prédios são seguros, económicos e de óptima qualidade.

Como qualquer outro tipo de construção, a experiência e o rigor conta muito. Aconselhe-se sempre com um profissional competente com experiência em projeto de aço leve, antes de tomar qualquer decisão, e recorra sempre a uma fiscalização rigorosa com conhecimento deste tipo de estruturas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *