Reabilitação de Edifícios

Reabilitação de Edifícios

Remodelar, Renovar ou Restaurar?

A comunicação clara entre proprietário e projetista é essencial para a fase de protejo, design, planeamento e fiscalização da obra bem-sucedido. O acordo sobre algumas definições simples é essencial é o melhor ponto de partida para o bom entendimento para evitar surpresas em fase de pedido de orçamentos ou pior ainda já durante a execução da obra.

Remodelação

A remodelação é geralmente usada amplamente para descrever qualquer tipo de alteração em espaço existente. Tecnicamente, é necessário dizer que remodelar significa mudar o carácter de uma casa ou parte dela. Então, quando é convertida uma sala em um quarto. Quando se combina uma cozinha e sala de jantar em uma grande cozinha, está remodelando a cozinha e a sala de jantar (muito usual nos dias de hoje).

Renovação

Renovar é um termo específico. Significa literalmente fazer novo novamente. Uma cozinha antiga e desactualizada, renovadas com uma nova disposição e novos acabamentos e acessórios, substituir janelas antigas de madeira por novas caixilharia nova, com vidros melhorados. Renovar instalações eléctricas, redes de aguas.

Reabilitar

Reabilitar uma casa é exactamente o oposto. Em vez de remodelar um edifício, uma casa, ou apenas parte da casa, estamos a reabilitar o edifício exactamente como era antes, preservando o seu valor e a sua historia.

Mesmo se convertermos os espaços existentes ao estado original, ainda assim, estamos a restaurar o espaço original.
A remoção do revestimento de vinil e a fixação do revestimento e da guarnição de madeira originais são um projecto de restauração.

O que é a Reabilitação de Edifícios?

Desde o final do século XIX e o início do século XX, os grandes centros urbanos sofreram transformações importantes que foram foram responsáveis pela demolição de vários edifícios, abrindo espaço a novas áreas e avenidas amplas. Para alem disso, novos aglomerados de edifícios foram surgindo na periferia das cidades.

Entender como um sistema construtivo é executado é o primeiro passo para se entender como se comporta não apenas para as cargas para o qual foi
projetado para suportar, mas mais importante para aqueles que ele precisa durar no tempo e para o qual nenhuma provisão foi feita desde o início.
Este é particularmente o caso dos sistemas de construção tradicionais expostos a acção sísmica.

Precisa de aconselhamento técnico?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.