Aço Leve

Aço Leve – Light Steel Framing

O Sistema em Aço Leve

O Sistema Construtivo em Aço Leve (ou Light Steel Framing) é um sistema com origem nos Estados Unidos, que tem vindo a ganhar mercado em Portugal devido às diversas vantagens face à construção tradicional.

O Sistema de é caracterizado por uma estrutura leve composta por perfis em aço galvanizado, que criam uma estrutura robusta, segura e rápida. O sistema Light Steel Framing responde a qualquer Arquitetura, sendo a sua aplicação possível em vários tipos de obra: Obra Nova, Obras de Reabilitação, Obras de Ampliação aos mais variados níveis.

Aço Leve

As estrutura leve em aço, utiliza como principal material resistente o aço galvanizado que está direccionado para a construção de edifícios de pequeno porte, incluindo a execução de paredes exteriores, paredes interiores, lajes e coberturas.

Neste novo tipo de sistema, ao contrário da construção tradicional, o betão utilizado é exclusivamente utlizado em muros de contenção, caves e fundações, podendo também ser utilizado em pavimentos como camada de regularização. Além destas aplicações, é também usual a utilização do sistema LSF em obras de reabilitação e remodelação.

Perfis de Aço

Aço Leve

A construção em LSF possui um peso inferior quando comparado com a construção tradicional em betão armado e alvenaria, originando tensões inferiores nas fundações, ficando mais económica nessa etapa da obra, que pode chegar a 70%. A laje térrea, em betão armado, é a solução aplicável na maioria dos casos.

A estrutura em aço leve é compostas por perfis de aço leve zincado com perfis em C e U, devidamente calculados e fabricados com controlo técnico rigoroso, nas dimensões exactas, com encaixes e cortes precisos para atender à especificidade de cada obra, eliminando o desperdício do material, aumentando a eficiência, rapidez de execução, beneficiando o Cliente e o Ambiente.

Conheça ainda 10 Vantagens do Aço Leve no seu projeto.

Perfis de Aço Leve Preço

O preço dos perfis de aço leve pode sempre variar conforme a sua espessura, desenvolvimento e número de quinagens, pelo que não existe um valor exacto ao kg, variando sempre de fornecedor para fornecedor, e respectivo desconto. Os Perfis deverão sempre serem em aço estrutural galvanizado, EN 10346, com ou sem furação, especialmente desenhado para estruturas metálicas, tais como naves industriais, moradias e estruturas primarias, divisões interiores, entre outras.

Perfil Aço Leve

Exemplificando:

Um Perfil de Aço Leve C150 standard com: largura 150 mm, altura 43 mm, aba 15 mm, espessura 1,5 mm, com um comprimento de 3000 mm, pesa perto dos 9,4 Kg, encontrando-se no mercado a valores de 14,77 € a peça, fazendo as contas dá cerca de 1,57 €/kg (valor de mercado médio, não sendo o mais barato que já vi). Irá sempre depender das toneladas que são necessárias, do transporte e de descontos comerciais.

Perguntas Frequentes

Como se processa o processo de licenciamento no sistema em LSF?

O processo de Licenciamento ou Comunicação Prévia é exactamente igual às estruturas tradicionais em betão armado.
Todos os materiais de acabamento são similares aos de qualquer outra obra, sendo que o resultado final respeitará sempre a Arquitetura.

Porque em Aço Leve?

O sistema construtivo em Aço Leve, tem mais de 50 anos de existência e é actualmente um dos mais usados no mundo para construções residenciais e comerciais. O sistema tem vindo a demonstrar que a tendência é de este ser decisivamente o substituto do sistema tradicional.

É mais barato?

Sendo um sistema mais rápido que o normal, é possível obter um custo final significativamente inferior ao custo conseguido na construção tradicional. Existem duas grandes vantagens na escolha deste sistema: mais barato e de melhor qualidade.
Não existe um valor magico que traduza com fidelidade o custo de uma construção, seja qual for o sistema utilizado, depende muito da Arquitetura, níveis de acabamentos, equipamentos, entre outras variáveis.

Qual a diferença entre a Construção em Aço Leve (LSF) e as Casa Modulares?

Vários clientes julgam que se trata do mesmo. O Sistema Modular é feita em módulos standard, assim o cliente terá que escolher de entre os modelos disponíveis e encaixar esse modelo no seu terreno.
Por outro lado as moradias em LSF, que tal como as em alvenaria são projetadas para cada cliente de acordo com os seus requisitos e necessidades, tendo em conta o terreno que o cliente possui.

Este sistema é novo?

O sistema teve origem em 1883 e é actualmente um dos sistemas de construção residencial mais utilizado no mundo.

Posso construir em Aço Leve em qualquer terreno?

É possível construir em qualquer terreno, plano ou inclinado, as fundações em betão armado adoptadas no projeto de estabilidade deverão ser capazes de vencer a inclinação do terreno.
No entanto na altura da escolha do terreno deverá ter atenção se é permitida a construção no terreno.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *