Projetos de Estabilidade

Projetos de Estabilidade

Engenharia Estrutural

Os Projetos de Estabilidade modernos possuem um conhecimento amplo e detalhado que possibilitam prever com precisão o desempenho dos diferentes materiais usados ​​nas estruturas para resistir as cargas e tensões nas estruturas. Os princípios da engenharia estrutural foram usados ​​milhares de anos atrás na construção de estruturas como as pirâmides do Egito ou a Acrópole na Grécia.

O Engenheiro de Estruturas é o profissional treinado e responsável ​​por garantir que as estruturas que usamos em nossas vidas diariamente, onde crescemos, vivemos e pelas quais viajamos, sejam seguras, estáveis ​​e não colapsem com as acções aplicadas. Isto só possível aplicando os seus conhecimentos técnicos para especificar diferentes tipos de materiais de construção em várias formas de modo a que as estruturas sejam capazes de suportar as cargas que lhe serão aplicadas no decorrer da sua vida util.

JRamalho Engenharia

Projetos de Estabilidade

Seja em Betão Armado, Madeira ou Aço Leve, o Projeto de Estabilidade é parte essencial para a execução de um bom projeto no qual o projetista define e analisa uma solução estrutural especifica, com as características resistentes necessárias de forma a garantir a funcionalidade, durabilidade e segurança da obra em conformidade com a Arquitetura, respeitando todos os regulamentos e normas em vigor.

A elaboração de um Projeto Estrutural não é um processo linear ou de uma única solução. Trata-se um processo iterativo, principalmente entre arquitetos e engenheiros, no qual é estudada a melhor opção estrutural tendo em conta os diferentes sistemas estruturais e materiais de construção disponíveis. Neste processo diferentes fatores são analisados tais como custo, viabilidade, durabilidade, desempenho estrutural, entre outros.

Os engenheiros de estruturas tanto podem lidam com estruturas novas, tal como estruturas existentes que requerem reforço ou precisam de ser alteradas devido à alteração de utilização. Qualquer edifício, ponte ou barragem possui uma estrutura, pode estar oculta, mas ela existe. Quando o processo de projeto de estabilidade começa geralmente inclui uma equipe de engenheiros e arquitetos, além de outras disciplinas.

Projetos de Estabilidade

Estruturas Novas

Nas estruturas novas o engenheiro de estruturas geralmente trabalhará com o arquiteto e/ou proprietário para ajudar a concretizar sua visão, dar vida e fazer o possível para acomodar seus desejos e necessidades para essa estrutura específica.

Reabilitação Estrutural

As reabilitações estruturais possuem um carácter especial devido ao aproveitamento de uma estrutura existente, reforçando-a de forma a dar-lhe uma nova vida, com novas exigências e solicitações tendo em atenção a durabilidade, e segurança da estrutura como um todo. O engenheiro de estruturas têm a tarefa de descobrir a maneira mais económica e tecnicamente viável para suportar as novas cargas, seja reforçando os elementos existentes ou projetando uma estrutura interior de reforço à estrutura existente.

Análise de Estruturas

A análise estrutural é uma parte essencial do projeto, envolvendo o cálculo da resposta da estrutura às cargas de projeto e deformações impostas que serão necessárias para resistir durante sua vida útil. Na engenharia estrutural, ‘deformação’ refere-se a quando um objeto é alterado temporária ou permanentemente devido à força aplicada. Esses cálculos permitem que os engenheiros estruturais selecionem os materiais certos para a estrutura e garantam que ela seja adequada para a finalidade para a qual será construída.

Quem pode elaborar Projetos de Estabilidade?

Apenas os Engenheiros Civil estão habilitados para o fazerem.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *